Você sabia que a arquitetura tem influência na moda? Pode parecer que uma não tem absolutamente nada a ver com a outra, mas acontece que elas dividem uma história muito curiosa.

Em muitos sites institucionais, você poderá ver que esse tipo de combinação diz muito sobre a nossa sociedade e como o mundo anda hoje.

Apesar de parecer ser algo que faz sentido apenas para quem trabalha em grandes marcas da moda, esse conhecimento também é válido para quem exerce carreira em uma equipe de topografia, por exemplo.

A moda inspirada na arquitetura

Desde os anos 40 e 50, a arquitetura brasileira foi marcada por profissionais conscientes do impacto e das transformações que as suas criações poderiam gerar na nossa sociedade.

O auge da Arquitetura Moderna foi marcado pela projeção de Brasília, do Complexo Arquitetônico da Pampulha e de obras como o MASP.

Ainda que o Brasil não tenha vivido a Segunda Guerra Mundial de maneira tão intensa quanto a Europa, os anos 50 também foram um momento de reinvenção e reconstrução para o país.

Esse tipo de identidade repercute na moda e os estilistas brasileiros fazem referência a ela até hoje, como em empresas que fabricam guarda corpo inox com vidro, por exemplo.

Já as décadas de 70 e 80 influenciaram muito no estilo retro que ainda faz muito sucesso hoje em dia.

As estampas geométricas são uma das marcas dessa época e têm sido repercutidas em construções e revestimentos como no caso das empresas que trabalham com instalação de piso elevado.

Agora que você já sabe como a arquitetura pode influenciar diretamente na moda, pode começar a entender as belezas por traz de cada uma das construções modernas e dos estios atuais.