Todos os dias, os trabalhadores de diversas áreas ficam expostos aos mais diferentes tipos de situações e riscos.

Por conta disso, todos eles precisam contar com roupas e equipamentos que garantirão a sua total segurança durante o expediente.

No entanto, existem grandes diferenças entre as vestimentas especiais e os uniformes profissionais que os funcionários precisam utilizar.

Quais as diferenças entre as vestimentas especiais e os uniformes profissionais?

O uniforme profissional é um tipo de roupa que tem a função de padronizar e alinhar os profissionais de uma determinada empresa e ainda garantir a identificação.

Já as vestimentas especiais são peças que protegem os funcionários durante a execução de seu trabalho. Eles garantem que as pessoas não tenham contato com materiais que possam ser prejudiciais à sua saúde.

Assim como fazem a proteção contra agentes físicos, como a exposição ao sol ou a chuva, por exemplo.

Como diferenciar os profissionais que necessitam de vestimentas profissionais dos que usam apenas o uniforme profissional?

Geralmente, as pessoas que trabalham em escritórios ou em ambientes fechados não precisam contar com vestimentas de segurança, sendo necessário apenas o uso dos uniformes, caso a empresa solicite.

Pessoas que trabalham com atendimento a domicílio, mas não enfrentam nenhum tipo de risco também usam uniformes, como os instaladores de corrimão inox em SP, que usam apenas luvas e óculos para esses procedimentos.

Já os funcionários que trabalham em campo, como os que realizam serviços de levantamento cadastral contam com o uso de EPI’s, para que se protejam do sol e da chuva.